Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013


Limpar moeda ou não?


   A questão é tem pessoas que gostam de manter a moeda 100% limpa, mas nem sempre moedas limpas tem valor.
   Voce sabia que tem moedas valiosas que não são limpas. E claro que  aquela moeda cheio de terra e graxa, esse tipo de limpeza sim deve ser feita, eu fiz muitas pesquisas sobre esse assunto, tem vários produtos que eles falam para usar na limpeza, mais eu não aconselho.
   A limpeza é um processo que deve ser feito com cautela, porque se for mal feita pode deteriorar uma moeda e nunca melhorará o seu grau de conservação, “muito boas moedas foram arruinadas e não melhoradas, pela limpeza e conservação”.

   Por tanto é melhor não mexer do que danificar o material, o estado de conservação é o que realmente a valoriza uma moeda.     Procure manusear as moedas com as mãos bem limpas pois os resíduos podem oxidar o metal com o tempo evite o contato direto com o disco, segurando sempre pelas bordas.
    Não é aconselhável limpar uma moeda de ferro, a única coisa que eu falo se realmente precisar limpar, use apenas limão e após lave em agua corrente e deixe a bem seca e no final use uma flanela limpa para ar um lustre nela. Essa foi uma dica de um amigo meu numismática, “nunca use bombril” a quem fale que limpa, mas na verdade só danifica perde totalmente o valor da moeda.

   Quero deixar bem claro (essa é minha opinião) se alguem tiver alguma opinião ou dica que eu não falei, por favor comente aqui, estarei aberto a opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário